Logo

Encontro Formativo Territórios Educadores: Relações, Conflitos e Intervenções Possíveis

Ribeirão Preto – SP
Local: Centro Educacional Marista Ir Rui

Descrição

Este é o terceiro encontro da série Territórios Educadores, desenvolvido pelo Centro Educacional Marista Ir Rui em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Ribeirão Preto e traz como proposta a discussão sobre Manejo de Conflitos e Facilitação de Diálogos nos Espaços Educativos. O encontro contará com dois momentos, sendo o primeiro, no período matutino, voltado para as questões teóricas das metodologias utilizadas e o segundo momento, no período vespertino, voltado para algumas práticas e vivências de Mediação Transformativa e Práticas Restaurativas no manejo do Conflito nos espaços educativos.
A Mediação Transformativa e as Práticas Restaurativas são metodologias de resolução de conflitos que propiciam encontrar caminhos para as soluções conjuntas, a construção de relações saudáveis e seguras. Além disso, oferece alternativas para manejar o conflito, buscando soluções construtivas e criativas geradas em contexto de diálogo e reflexão.
O público poderá optar por participar apenas no período matutino ou durante todo o dia. Contudo, a participação no período vespertino é condicionada pela presença na formação teórica durante a manhã.

Programação

8h – Acolhida e Abertura- Manejo de Conflitos e Facilitações de diálogos em espaços Educativos – Aspectos teóricos
10h – Intervalo
10h20 – Continuação das reflexões
12h – Encerramento/ Almoço
13h30 – Acolhida e Abertura- Manejo de Conflitos e Facilitações de diálogos em espaços Educativos – Práticas e Vivências
15h30 – Intervalo
15h50 – Continuação das Práticas e Vivências
17h30 – Encerramento