Logo

II Itinerário Formativo Conviver Marista – Educação Popular: desafios e perspectivas

São Paulo
Início: 08h às 12h
Local: Centro Social Marista Ir. Lourenço

Descrição

O II Itinerário Formativo Conviver Marista – Educação Popular: desafios e perspectivas, visa projetar a Rede Marista de Solidariedade no território de São Miguel Paulista na perspectiva de divulgar o CONVIVER MARISTA (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e a atuação dos centros sociais que estão localizados nesta região. E pretende ainda fortalecer a parceria entre o Centro Social Marista Irmão Lourenço e o Cursinho Popular Lima Barreto.
Busca-se, a partir desta formação, refletir sobre a metodologia da Educação Popular utilizada nos serviços socioeducativos, educacionais e de assistência da região, partilhando a prática dos educadores do Centro Social Marista Irmão Lourenço e do Cursinho Popular Lima Barreto na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Busca-se também debater os desafios e perspectivas da Educação Popular na atualidade, com a participação de formadores e educadores que se debruçam sobre esta metodologia, preocupando-se com a construção coletiva daqueles que persistem na luta pela construção de consciências críticas na periferia da cidade de São Paulo.
A ideia deste itinerário surge nas conversas realizadas entre os parceiros, a partir da necessidade da partilha de experiências positivas de educação popular e da reflexão sobre nossas práticas educativas. Também surge da observação de que os vários serviços realizados na região também se utilizam desta metodologia e que a troca entre todos será um bom inicio de parceria e construção coletiva.

Programação

8h – Credenciamento / Acolhida e café
8h30 – Apresentação Cultural – Dolores Boca Aberta Mecatrônica De Teatro
8h45 – Abertura (Pietro e Andréia Castro)
8h50 – Mesa Redonda: Educação Popular: Desafios e Perspectivas - Mauro Luis Iasi
10h10 – Plenária e Fechamento
10h40 – Intervalo
11h – Salas temáticas (Atenção! A inscrição para a sala deve ser feita no dia do evento)
Sala 1 - Projeto BHB (Becos Histórias e Brincadeiras) e Projeto Ágora
Sala 2 - Projeto Letrilhar e Projeto #Interligados
Sala 3 - Projeto Kairós e Centro Social Marista Ir. Justino
Sala 4 - Projeto Nosso chão viajantes na cultura popular e CEI Robru
Sala 5 - Cursinho Popular Lima Barreto e Parceiros
Sala 6 - Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Teatro
12h – Encerramento