Logo

Oficina Brinquemusicando | 20 às 22h

Aparecida, Santos
Início: 20 às 22h
Local: UME dos Andradas

Descrição

O objetivo das oficinas é formar educadores para que favoreçam o uso das diferentes linguagens artísticas e motivem a prática de diversos estilos e o gosto estético multicultural e criativo no cotidiano da Educação Infantil.

Programação

Encontros Quinzenais- (março a novembro)

Sinopse das capacitações:

Espaço para o embasamento teórico, para discutir especificamente sobre essa faixa etária. Vigotsky, Piaget, Frenet e Emília Ferrero - teóricos que norteiam a reflexão.

Pesquisa e reflexão sobre o pensamento de Edgar Willens, Carl Orff, Zóltan Kodály, Emile- Jacques Dalcroze e Violet Hemsy Gainza na linguagem musical. O corpo e movimento seguem os conceitos de Rudolf Laban. Tem ainda como apoio a “proposta triangular” de Ana Mae Barbosa.

Prática musical e corporal - serão estimuladas as pesquisas musicais e corporais, sendo o exercício de criação e improviso bastante valorizados. O educador é musicalizado, tocando flauta barroca e instrumentos Orff Schulwerk. Na questão corporal, os conceitos de Laban são seguidos (peso, espaço, tempo e fluência do movimento).

Prática de Artes Visuais: enriquecimento e formação do gosto estético do professor, são oferecidas para sua apreciação, diversas obras de arte com técnicas variadas (pintura, colagem, escultura etc). Serão propostas atividades com as quais o professor poderá se expressar e compor sua própria obra para que, posteriormente, seja apreciada pelos alunos. Há grande investimento para que o ambiente escolar se modifique, trazendo obras e tendências significativas para o desenvolvimento dos trabalhos. Dessa forma, será escolhida uma temática ou um artista que inspire os mesmos. A técnica de Xilogravura e a Pintura Naif, da Cultura Popular, serão privilegiadas.

Literatura: momento da Leitura de Fruição e estudo sobre quais são os livros adequados para a faixa etária, pensando-se em como atrair as crianças para essa linguagem e sobre a forma de contar história para os pequenos.

Fotografia: Aprimorar a questão dos registros dos trabalhos e orientação sobre a melhor forma de efetivá-los. A foto é pensada de forma artística e não apenas como registro do processo.