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Seminário Território das Infâncias – 20 Anos do Centro Social Marista Robru

São Paulo
Início: 16:00
Local: Centro Social Marista Robru

Descrição

Em um movimento de integração com a comunidade educativa, realizaremos um evento sobre a participação do Centro Social Marista Robru na busca pela garantia de direitos à educação de qualidade em nosso território.

O objetivo do evento é relembrar a função do atendimento em nosso território durante estes 20 anos, além de discutir um pouco sobre as concepções de infâncias, território e garantia de direitos.

O evento é destinado a pessoas envolvidas na nossa história, mas também receberemos a comunidade educativa como um todo. Colaboradores de outras unidades sociais além de pessoas de outros espaços educativos do território.

Programação

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO TERRITÓRIO DAS INFÂNCIAS

Tema: Infâncias Território e garantia de direitos – 20 anos de presença Marista

16h: Acolhida com a Banda Chinfrim

16h30: Abertura Oficial

17h: Resgate Histórico do atendimento da educação infantil Marista na zona leste de São Paulo – Ir. Aderlan – Diretor Institucional dos Centros Sociais Maristas Robru e Ir. Lourenço.

17h30: Infâncias Território e garantia de direitos – Prof. Dr. Monica Pinazza** (USP)

18h30: Finalização - Apresentação Cultural – Mães Dançantes

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Resumo acadêmico e de atividades da convidada Monica Pinazza

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, com diplomas em Licenciatura Plena (1978) e Bacharelado (1979), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Associada (Livre-docente) do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua como docente e pesquisadora na área de Educação, particularmente em Didática/ Formação de professores e Educação da Infância, focalizando em seus trabalhos os seguintes temas: teorias de ensino, práticas pedagógicas, formação de profissionais de educação infantil , culturas docentes e institucionais e práticas de supervisão em contextos. Desenvolve junto a unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo o Projeto : Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos, no âmbito do Projeto de Pesquisa: Contextos Integrados de Educação Infantil,(CIEI) da Faculdade de Educação da USP, do qual é uma das coordenadoras. Membro como pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA LINGUAGENS E EJA da UNEB. De 2005-2008 participou como pesquisadora no Programa de Cooperação Internacional CAPES/GRICES (Brasil/Portugal) com o Projeto Infância: formação/pesquisa/inovação. Diálogos internacionais com Pen Green Centre/ Corby/ Inglaterra e com ParmaInfanzia e Universidade de Parma, Parma/ Itália. Em 27 de agosto de 2009, foi indicada Coordenadora Representante do Brasil junto à European Early Childhood Education Research Association (EECERA). Em 2010 e 2016, atuou como pesquisadora internacional convidada no Projeto de Desenvolvimento da Pedagogia-em-Participação no âmbito de uma parceria entre Fundação Aga Khan/ Portugal e Associação Criança/Portugal. Participação em Projeto de Cooperação Internacional de Formação de Profissionais da Saúde, de Maputo/Moçambique, envolvendo o Ministério da Saúde de Moçambique, a Agência JICA ( Japan International Cooperation Agency) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Convênio Acadêmico Internacional entre a Faculdade de Educação da USP e a Instituición Universitaria Antonio José Camacho, Santiago de Cali, Colômbia.