Logo

Seminários sobre investimento público na infância | Custo das Políticas Públicas e Gap de investimento na infância

Curitiba - PR
Início: das 14h às 17h
Local: Auditório Gregor Mendel | Bloco Verde | PUCPR

Descrição

NOVO!


Seminário fundamentado em metodologia específica para identificação e estimação de custos e análises de políticas públicas para crianças. A metodologia “Full Derechos”, desenvolvida pelo conferencista Jorge Oroza, baseia-se em conceito que procura não só conhecer quanto o Estado destina à infância em seus orçamentos públicos, como também identificar o adequado investimento para se implementar determinado projeto de política pública. Utiliza como ferramenta simulador de programa informático que permite definir múltiplos cenários, realizar análises e desenhar planos de investimentos e de implementação e, ainda, estimar o custo do resultado e das estratégias definidas.

Em função da diversidade de informações associadas ao método, no seminário serão apresentados os seus aspectos gerais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a metodologia e dialogar sobre como instrumentos podem contribuir no planejamento e gestão da política pública e, consequentemente, na adequada defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Convidado Internacional:

Jorge Oroza (Lima – Peru) é economista, especialista no tema da infância e finanças, atua também como pesquisador e professor com experiência no monitoramento de programas e projetos de desenvolvimento social. Desenvolveu estudos sobre intervenções nacionais e regionais na América Latina. Possui experiência internacional na gestão de instituições públicas e ONGs, como Catholic relieve Services, Universidad del Pacífico, Save the Children (Suécia), Tierra de Hombres, Visión Mundial, Plan Internacional, Aldeas Infantiles, Fondep, Consejo Nacional de Educación. Autor do documento com contribuições da América Latina para um Comentário Geral do artigo 4º da Convenção sobre os Direitos da Criança. Membro da ‘Equidad Consultores’ (EQC´s).

Programação

14h00 – 14h15 | Sessão de abertura
14h15 – 15h15 | Conferência
Conferencista: Jorge Oroza (Equidad Consultores)
Moderador: Prof. June Alisson Westarb Cruz (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
15h15 – 15h45 | Comentários
Comentarista: Jimena Grignani (Rede Marista de Solidariedade)
15h45 - 16h00 | Intervalo
16h00 – 17h00 | Debate público
17h00 | Encerramento